Pular para o conteúdo principal

O CEGO DE JERICÓ

História de Bartimeu, o Cego de jerico

Perguntas como quem era o cego de jerico, quem foi o cego Bartimeu, quem foi Bartimeu filho de Timeu, então vamos lá, conhecer um pouco mais da história de Bartimeu.
historia-o-cego-de-jerico-bartimeu

História de Bartimeu

A história de Bartimeu relata que ele era um homem mendigo que pairava sobre Jerico, pedindo moedas e sofria com uma grande marca, ele era cego. Muitos interpretavam que ele era cego por resultado de pecados etc. Bartimeu tinha como pai, Timeu..As informações sobre o pai de Bartimeu não encontramos nos evangelhos, mas podemos obtê-las do historiador Flávio Josefo que justificam a referência paterna. Timeu, pai do cego Bartimeu que foi curado por Jesus foi um General que servia a Israel na unidade militar de Bétel e que se aposentando do serviço militar tornou-se um cidadão bem sucedido na região, um forte comerciante. Com a chegada dos Romanos na Palestina aconteceu que seus bens foram confiscados e o soldo da aposentadoria cortado.
De cidadão bem sucedido torna-se um revoltoso. Pela formação militar que possuía liderou várias movimentos revoltosos contra os romanos e propunha desestabilizar o governo romano na região.
O contingente militar romano na região o identifica como uma pessoa perigosa à ocupação romana na Palestina. Em resumo Timeu foi perseguido, preso e morto crucificado por causa da organização de revoltas na região. Após a morte de Timeu, o mal passa para o filho e os romanos mandam arrancar os olhos de Bartimeu para evitar que se tornasse um revoltoso tão perigoso como foi seu pai.

O Cego de Jerico

Estava então Jesus passando por Jericó, e com ele havia uma imensa multidão que caminhavam com cristo, ouvindo seus ensinamentos. Chegando ao final da cidade um cego estava sentado sobre o caminho de Jesus (cego de Jerico).
O cego então ouvindo aquela multidão, reconheceu que Jesus estava a passar por ali, sem pensar duas vezes o cego começa a gritar e clamar para que Deus o ouvisse. “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim! ”.
Mesmo assim Jesus não ouviu rapidamente, então a multidão que o acompanhava começou a repreende-lo para que ficasse quieto, pois a multidão estava ali para ouvir o senhor. Mas o cego não atendeu o pedido e voltou a gritar com mais força Jesus Jesus, então o senhor pede para que o cego se achegue mais perto.
“Jesus parou e disse: “Chamem-no”. E chamaram o cego: “Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando”. (Marcos 10.49)
Sem pestanejar o cego se levanta tira sua capa e vai até Jesus, que logo lhe disfere uma pergunta “ O que queres que eu te faça? “.
O Cego então com toda fé e confiança diz “ Senhor eu quero enxergar “ . “O que você quer que eu lhe faça? “, perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: “Mestre, eu quero ver! ” (Marcos 10.51)
Então Jesus vendo toda fé e força de vontade que aquele homem teve o disse “ Vai a tua fé o curou “ imediatamente sua visão retornou e então Bartimeu seguiu Jesus. (Marcos 10.52)

Reflexão Da História

Existem 3 coisas que retiramos dessa passagem a primeira é sua fé, Bartimeu teve fé que o senhor podia curar ele. Mesmo sem enxergar, apenas de ouvir falar.
A segunda é a perseverança, o cego Bartimeu não desistiu, gritou e foi repreendido pela multidão, mas isso não o abalou, ele estava focado em sua vitória e continuou a gritar até receber seu milagre.
Terceira e muito importa é a atitude, Bartimeu teve a atitude de se levantar e ir até Jesus, não adianta orarmos e pensar que o milagre vai cair em sua casa, sem nenhuma atitude sua. Deus quer agir na sua atitude, o que você não pode fazer ele faz e o que está no seu alcance aí é apenas contigo.
Até a próxima que Yahuh Ulhim nos abençoe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO: “Pai Nosso”, Como interpretar? (Frase-a-Frase)

Data:  22 de maio de 2015 Autor:  patriciacrista (Oração do Pai-Nosso Explicada frase-a-frase Mateus 6:9 a 13 ) Na oração do Pai-Nosso encontramos verdades valiosíssimas que observadas seriamente é capaz de nos garantir uma comunhão melhor com Deus. Com certeza este estudo o ajudará a refletir mais uma vez as lições do mestre, nas quais sua vida será ainda mais enriquecida espiritualmente. Quando os discíp ulos de Jesus perceberam que Ele era, de fato, o enviado de Deus, pediram-lhe que lhes ensinasse a orar de maneira eficiente. Jesus Cristo então lhes ensinou a oração do Pai-Nosso. A oração do Pai Nosso é um modelo de petição, não é para ficar sendo repetida  várias vezes de forma seguida. “Não fiquem recitando sempre a mesma oração, como fazem os pagãos, que pensam que as orações repetitivas é que são eficientes.” (Mateus 6:7). O modelo de oração do “Pai Nosso”, é como um formulário a ser preenchido com as nossas próprias palavras para nos relacionar...

PROPOSITO ETERNO

E ste é um tema básico, fundamental. Devemos receber totalmente em nossos corações as verdades aqui contidas. Não pode ser um mero estudo de uma apostila. Deve tomar conta de todo o nosso ser. Mente e coração devem estar tomados do conhecimento da glória que há no propósito do Senhor. O propósito (alvo, meta) é que vai direcionar todo o nosso comportamento, trabalho, ênfase, enfoque e maneira de agir. Se quisermos verdadeiramente cooperar com Deus, devemos conhecer bem seus desejos, seu propósito, seu coração. Tudo o que fizermos, só terá valor eterno, na medida em que cooperar com o propósito de Deus.  1) Um erro muito comum  Por anos, muitos cristãos tem vivido sem conhecer qual é o propósito (objetivo) de Deus para com suas vidas. Muitos tem crido, equivocadamente, que nossa meta como cristãos é chegar aos céus. Baseiam-se para isso em textos como os de I Timóteo 2:3-4; II Pedro 3:9 e ainda João 3:16. Vendo a Bíblia com um enfoque humanista, (isto é, o homem no...