Pular para o conteúdo principal

O CEGO DE JERICÓ

História de Bartimeu, o Cego de jerico

Perguntas como quem era o cego de jerico, quem foi o cego Bartimeu, quem foi Bartimeu filho de Timeu, então vamos lá, conhecer um pouco mais da história de Bartimeu.
historia-o-cego-de-jerico-bartimeu

História de Bartimeu

A história de Bartimeu relata que ele era um homem mendigo que pairava sobre Jerico, pedindo moedas e sofria com uma grande marca, ele era cego. Muitos interpretavam que ele era cego por resultado de pecados etc. Bartimeu tinha como pai, Timeu..As informações sobre o pai de Bartimeu não encontramos nos evangelhos, mas podemos obtê-las do historiador Flávio Josefo que justificam a referência paterna. Timeu, pai do cego Bartimeu que foi curado por Jesus foi um General que servia a Israel na unidade militar de Bétel e que se aposentando do serviço militar tornou-se um cidadão bem sucedido na região, um forte comerciante. Com a chegada dos Romanos na Palestina aconteceu que seus bens foram confiscados e o soldo da aposentadoria cortado.
De cidadão bem sucedido torna-se um revoltoso. Pela formação militar que possuía liderou várias movimentos revoltosos contra os romanos e propunha desestabilizar o governo romano na região.
O contingente militar romano na região o identifica como uma pessoa perigosa à ocupação romana na Palestina. Em resumo Timeu foi perseguido, preso e morto crucificado por causa da organização de revoltas na região. Após a morte de Timeu, o mal passa para o filho e os romanos mandam arrancar os olhos de Bartimeu para evitar que se tornasse um revoltoso tão perigoso como foi seu pai.

O Cego de Jerico

Estava então Jesus passando por Jericó, e com ele havia uma imensa multidão que caminhavam com cristo, ouvindo seus ensinamentos. Chegando ao final da cidade um cego estava sentado sobre o caminho de Jesus (cego de Jerico).
O cego então ouvindo aquela multidão, reconheceu que Jesus estava a passar por ali, sem pensar duas vezes o cego começa a gritar e clamar para que Deus o ouvisse. “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim! ”.
Mesmo assim Jesus não ouviu rapidamente, então a multidão que o acompanhava começou a repreende-lo para que ficasse quieto, pois a multidão estava ali para ouvir o senhor. Mas o cego não atendeu o pedido e voltou a gritar com mais força Jesus Jesus, então o senhor pede para que o cego se achegue mais perto.
“Jesus parou e disse: “Chamem-no”. E chamaram o cego: “Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando”. (Marcos 10.49)
Sem pestanejar o cego se levanta tira sua capa e vai até Jesus, que logo lhe disfere uma pergunta “ O que queres que eu te faça? “.
O Cego então com toda fé e confiança diz “ Senhor eu quero enxergar “ . “O que você quer que eu lhe faça? “, perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: “Mestre, eu quero ver! ” (Marcos 10.51)
Então Jesus vendo toda fé e força de vontade que aquele homem teve o disse “ Vai a tua fé o curou “ imediatamente sua visão retornou e então Bartimeu seguiu Jesus. (Marcos 10.52)

Reflexão Da História

Existem 3 coisas que retiramos dessa passagem a primeira é sua fé, Bartimeu teve fé que o senhor podia curar ele. Mesmo sem enxergar, apenas de ouvir falar.
A segunda é a perseverança, o cego Bartimeu não desistiu, gritou e foi repreendido pela multidão, mas isso não o abalou, ele estava focado em sua vitória e continuou a gritar até receber seu milagre.
Terceira e muito importa é a atitude, Bartimeu teve a atitude de se levantar e ir até Jesus, não adianta orarmos e pensar que o milagre vai cair em sua casa, sem nenhuma atitude sua. Deus quer agir na sua atitude, o que você não pode fazer ele faz e o que está no seu alcance aí é apenas contigo.
Até a próxima que Yahuh Ulhim nos abençoe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO: “Pai Nosso”, Como interpretar? (Frase-a-Frase)

Data:  22 de maio de 2015 Autor:  patriciacrista (Oração do Pai-Nosso Explicada frase-a-frase Mateus 6:9 a 13 ) Na oração do Pai-Nosso encontramos verdades valiosíssimas que observadas seriamente é capaz de nos garantir uma comunhão melhor com Deus. Com certeza este estudo o ajudará a refletir mais uma vez as lições do mestre, nas quais sua vida será ainda mais enriquecida espiritualmente. Quando os discíp ulos de Jesus perceberam que Ele era, de fato, o enviado de Deus, pediram-lhe que lhes ensinasse a orar de maneira eficiente. Jesus Cristo então lhes ensinou a oração do Pai-Nosso. A oração do Pai Nosso é um modelo de petição, não é para ficar sendo repetida  várias vezes de forma seguida. “Não fiquem recitando sempre a mesma oração, como fazem os pagãos, que pensam que as orações repetitivas é que são eficientes.” (Mateus 6:7). O modelo de oração do “Pai Nosso”, é como um formulário a ser preenchido com as nossas próprias palavras para nos relacionarmos com Deus. Ela n

DEUS QUER SER SEU AMIGO

CRISTÃOS DE HOJE NÃO TEM DIFERENÇA DO POVO DE ISRAEL   Analisando a conduta dos dois povos podemos ver singularidades bem comuns entre eles  situações bem parecidas,um Deus ,um líder,uma doutrina,um santuário os mesmos problemas  mesmo coração duro, a mesma servis;vamos ver então esses pontos. A FORMAÇÃO DE UM POVO desde a criação que Deus sentiu a necessidade de ter um ser que pudesse conversar ,mas como assim? no seu reino ele é cercado de anjos o adorando a todo momento,como ele é rei tem uma corte  celestial que fica ao seu lado pronto pra atender a seu pedido ,sabemos também que existe a trindade sem contar os santos que  já estão com ele,mas Deus quer um amigo alguém que converse com ele como amigo e não com criador se essa não fosse a vontade dele jamais teria criado o ser humano cheio de vontades .teve a ideia de criar Adão como diz em gênesis Deus passeava no jardim que ele criou para conversar com Adão fico as vezes pensando como seria essa conversa ,qual era o ass

O FIRMAMENTO:RESPOSTA SOBRE O FORMATO DA TERRA

Devemos, primeiramente, destacar os versos escriturais sobre os quais discorreremos sobre todo o estudo. São eles a base de todas as afirmações e conclusões. Citaremos tais versos logo de início, embora possa parecer que eles não possuem relação entre si. Tal relação só será compreendida durante a leitura, e certamente precisaremos mencioná-los algumas vezes ao longo do estudo. Além de ser um estudo, este texto representará também um grande alerta em relação aos tempos em que estamos vivendo, ao que está acontecendo e como enxergar todos os acontecimentos dentro da visão escritural, com conhecimento e entendimento. Temos aqui um claro compromisso de esclarecer sobre os fatos que os ímpios buscam explicações, sem encontrar, sobre fatos considerados inexplicáveis para os que não conhecem e nem creem nas escrituras, e trazer uma visão clara sobre diversos eventos que confundem a mente dos cientistas e ufólogos, que vagueiam sem rumo em busca de teorias e hipóteses formuladas pela mente